quinta-feira, 21 de abril de 2016

Música e memória



    Certa vez ouvi: “não há povo sem música.” Esse frase me fez pensar: É a música assim tão importante?
    Toda música é uma poesia, eu sempre fui apaixonado por poesia, rimas, palavras... Isso por si só responderia, a música é importante, é importante para mim.
    Uma palavra amiga é tudo de bom, pode produzir sorrisos em um rosto triste. Mas isso não é tudo, música não é apenas palavras, o arranjo de uma música é praticamente um idioma, a diversidade de sons produzidos por um ou mais instrumentos, torna ainda mais agradável o som das palavras.
    Certa vez, tomando café, ouvi uma pessoa próxima dizer:
    -Odeio café, tem gosto de remédio!
    Ao ouvir isso descobri que podemos associar algo ao prazer ou a dor, com a música isso também acontece, podemos associar uma melodia a uma lembrança, seja acontecimento ou sentimento.
    Quando escuto a música One day in your life, imagino um casal dançando apaixonadamente. Quando escuto A banda fico impressionado com a riqueza das rimas, quando ouço E o vento levou, - Tema de Tara, a minha emoção acompanha a musica conforme o tom sobe ou desce.
    Há músicas que fazem lembrar pessoas: Essa música, quando toca no rádio, minha mãe canta junto! Essa melodia é tão apaixonante que faz lembrar de alguém especial. Algumas vezes até nos “apropriamos” de uma música por dizer :
    -Essa é a minha música!
    A música nos ajuda a pensar nas coisas boas que temos, reforça as boas lembranças, estimula nossa imaginação - nos faz sentir bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário